A autodestruição brasileira: A anti-propaganda e saúde mental do "vira-lata"


Já falei aqui da autossabotagem dos jovens com mais de 30 anos, quando falam e repetem como mantras sobre sua saúde financeira, mental e física. Não, a vida não está fácil, mas compartilhar quase diariamente memes depreciativos na internet não vai nos curar como sociedade.

Agora falarei de algo que sempre me incomodou, desde criança.

A síndrome de vira-lata que o brasileiro tem. 

O brasileiro faz a sua própria antipropaganda quando se trata desta famosa síndrome.

A síndrome de vira-lata, afeta a imagem do Brasil no cenário internacional e dificulta oportunidades de investimentos e desenvolvimento do país. 

É essencial lembrar que, apesar dos problemas, o Brasil também possui muitas qualidades e potenciais para serem explorados. 

Valorizar nossas riquezas culturais, naturais e humanas é fundamental para construir uma imagem mais positiva e realista da nação. Assim, podemos atrair mais investimentos, turistas e fortalecer a autoestima de todos os brasileiros.

Quando as pessoas falam mal do Brasil, estão fazendo uma antipropaganda tão séria que nem imaginam. Essa informação, por mais que você ache que não, é vendida e exposta fora do país.

Fale mal do Brasil na internet ou ao vivo com algum estrangeiro, que você estará contribuindo com a melhora de nosso país, tanto quanto se sentindo mais feliz apenas compartilhando memes depreciativos sobre sua geração. Nada disso adianta!

O turismo é um mercado que eu trabalho desde 2017, e quando morei fora do país representando minha empresa, vi brasileiros falando mal de seu país, compartilhando vídeos de morte, tiroteio e desgraças em grupos de Whatsapp com muitos estrangeiros, empreendedores, investidores e etc.

Qual problema eles estão resolvendo quando compartilham algo desse tipo?

Que imagem esses brasileiros acham que estão passando para as pessoas?

O que esses brasileiros estão propondo de solução e ajuda para nosso país, quando compartilham esse tipo de conteúdo, sem propósito algum, só para falar mal de seu país mesmo?

As pessoas nem percebem que falar mal do Brasil é falar mal de si mesmas, é falar mal de seus amigos e familiares, seus valores, sua cultura, seus estudos, seu conhecimento.

Pois, ora, se o país é péssimo, essa pessoa que fala mal do Brasil e é brasileira também, deve ser uma pessoa péssima. 

Os estrangeiros podem pensar que o caráter,  a faculdade, outros estudos, o conhecimento dela, a cultura, a inteligência, e etc, são todos ruins, já que o país não presta.

Eu já tive amigos estrangeiros que se mudaram para o Brasil e estavam morrendo de medo de falarem que eram estrangeiros, tentando esconder o sotaque um pouco, para não parecerem tão estrangeiros. 

E qual era o medo deles? (isso foi falado por eles, e não por mim)

Os brasileiros com síndrome de vira-lata tentarem enganá-los, fingindo amor, fingindo estarem apaixonados, para casarem e se mudarem para fora do Brasil. 

O medo era eles serem tratados apenas como um trampolim para uma vida "melhor".

A ideia aqui é alertar os brasileiros a se enxergarem com um pouco mais de auoestima e pararem de causar danos para si mesmos e para seu país, pois por outro lado, existem brasileiros maravilhosos, inteligentes, simpáticos, e etc, passando por questões complicadas, por causa de pessoas estrangeiras, para tentarem ser "os escolhidos" e se mudarem do "inferno do Brasil" para o famoso Éden, o lugar onde todos os problemas são resolvidos assim que você pisa nele.

Vejo pessoas passando por momentos difíceis em suas vidas, tristes, ansiosas, depressivas, que acham que a solução de seus problemas, é o país, é se mudar do Brasil. 

E isso não resolve o problema na maioria das vezes.

Emigrar não é simples! 

Ainda tem alguns influencers nas redes sociais motivando pessoas a emigrarem do Brasil, vendendo uma imagem de perfeição e facilidade sobre morar fora, a maioria deles convence essas pessoas mostrando a diferença do preço do iPhone e do pote de Nutella, motivando muitas pessoas a emigrarem de forma errada, por motivos estapafúrdio, e correndo riscos.

A maioria dessas pessoas quando resolvem emigrar, acabam fazendo ilegalmente, e assim sendo presas, deportadas ou passando por situações absurdas e insalubres.

Muitos problemas que o ser humano tem, são internos, são nós com nós mesmos, mas claro, existem casos em que as pessoas estão em um ambiente tóxico, com pessoas abusadoras e narcisistas, aí precisam ir embora deste local, não necessariamente do país. 

Temos também as questões que nos foram ensinadas e herdadas historicamente, ou questões do dia a dia, que muitas vezes são difíceis, cada um tem seus "pesadelos" internos. 

Mas também muitas dessas pessoas, sabem que precisam de ajuda, mas negam terapia, psiquiatra e psicólogo, com a abordagem de que psiquiatra é "coisa de maluco", ou que sabem como se curar sozinhas, não precisam de psicólogo.

Saúde mental, já é e continuará sendo, o maior investimento do planeta, maior que ouro ou bitcoin.

E quando falo do vira-lata, não estou falando sobre salários, empregos, oportunidades, e etc em outros países, que muitas vezes existem sim. 

Se você quiser ir legalmente, vá, se quiser ficar, fique, mas falar mal do seu país, ainda mais para estrangeiros que muitas vezes não conhecem o seu país como você, e logo usarão a sua visão do Brasil, como um fato, é péssimo.

Imagine um brasileiro com síndrome de vira-lata conversando com um estrangeiro, falando mal de tudo que do país. Digamos que esse estrangeiro estava morrendo de vontade de conhecer nosso país, e depois disso, ele desiste.

Pensa agora que esse estrangeiro repete o que ele ouviu sobre o Brasil para seus amigos em uma festa, mais de 20 pessoas ouviram que o Brasil é um lixo. 

Imagem agora que um deles é dono de um venture capital que tinha acabado de começar a buscar iniciativas brasileiras na área de sustentabilidade, para conhecer melhor, e talvez investir capital nelas. 

Agora ele pode ter ficado inseguro.

Ou uma turista que pensou em passar meses viajando pelo Brasil. 

Ele desiste e acaba falando para mais 10 amigos sobre o Brasil, falando para não irem.

Menos dinheiro, menos turismo, menos atenção, menos tudo para o Brasil. 

Aonde isso é bom? 

Aonde isso resolve algo? 

Aonde isso melhora algo?

E para piorar: A maior parte dos que tem esta síndrome, continuam morando no Brasil, nunca sairão do Brasil ou nem tentarão uma estratégia certa e legal para sair do Brasil. Elas só compartilham memes falando mal.

Nenhum país é perfeito. Todos tem coisas boas e ruins, todos tem problemas, mesmo que diferentes.

Falar mal do Brasil, é antiquado, é brega e faz mal para todos.


Obs: Foquei este texto no brasileiro classe média.

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é VOCÊ neste mundo híper acelerado?

Autocontrole e produtividade: Será mesmo a praia nossa vilã?

Desafinando a juventude: A bossa nova dos "velhos" de 30 anos