Quem é VOCÊ neste mundo híper acelerado?

Nos últimos anos, "sem percebermos", evoluímos muito, mas muito mesmo.

O Facebook começou a ser usado mais fortemente no Brasil, há apenas 12 anos atrás, em 2011. E veja o que aconteceu com a publicidade, mídia, política, comunicação através de memes, indireta para alguém postada nas redes sociais, e etc.

Influencers? Creators? Pessoas comuns ganhando voz, tendo fãs ou seguidores, sendo ouvidos sem estarem nos maiores canais de TVs, jornais e revistas do mundo?

O que elas falam? Como elas influenciam?

Ensinando ou falando de algo, tirando dúvidas, explicando sobre um assunto que entende ou dando dicas de algo que usou e gostou. Isso para pessoas e empresa e maravilhoso. Claro, que como toda profissão tem pessoas que não fazem trabalho bom, compram seguidores e etc. Vamosfocar nas boas.

Antigamente esse boca-a-boca acontecia, por exemplo, nas Tupperware Parties. Eram encontros de mulheres que iam curtir essas festinhas e nelas tinham demonstrações das maravilhas que apenas o tupperware podia proporcionar.

E os vídeos rápidos, como os Reels e os do Tiktok?

No Brasil, há apenas 4 anos atrás, entre 2018/2019, começando a utilizar e consumir os vídeos de até 60 segundos, antes era menos ainda.

Estávamos acostumados em ver vídeos de receitas de comidas na TV ou até mesmo no Youtube, de 30 minutos em média. E hoje? É uma correria "danada" receitas de comidas são passadas em 60 segundos, tudo suuuper acelerado!

Eu já fiz algumas receitas de reels, mas tive que ir pausando ou printando o passo-a-passo. Confesso que poderia ser mais devagar, mas a forma sintetizada também tem seu lado bom. Se você quer algo prático e rápido, pois está sem tempo, esses vídeos curtos podem ser um aliado.

Toda essa quantidade de conteúdo gratuito ou pago, bom ou ruim, está, digamos, muito rápido!

Dinheiro rápido em x semanas, profissionais surgindo em poucos dias com ensinamentos digitais. Muitos não conseguem, se frustram, criam ansiedade, depressão e desânimo.

Mas de fato, muitos conseguem, o que é ótimo, pois nem todo mundo teve a possibilidade de fazer uma faculdade.

Eles enriquecendo, largam os estudos, ou se não faziam, nem pensam em começar a estudar algo que não seja aquilo que os deixou ricos. Eles têm muita gratidão pelos seus mentores e professores, querem ser como eles, pensam como eles, imitam eles, são os ídolos deles, o que falam está falado, o que acham de algo é o correto, e não tem discussão! Aí que vêm o perigo.

Esse mentor pode ser bom em X, Y e Z, mas será que ele é bom em saber a melhor forma de você viver a sua vida? E da vida de milhões de seguidores dele? Todo mundo se encaixaria nesse lifestyle e seria plenamente satisfeito? Talvez sim, talvez não.

Precisamos de pensamento crítico. E o que nos faz ter pensamento crítico e não sermos só decoradores de frases, repetidores de ações e pensamentos, cumpridores de tarefas e metas, o famoso, papagaio de pirata? Estudar! Isso mesmo, aquelas matérias "chatas" e teóricas.

Você pode aprender um pouco, devagar, no seu tempo, filosofia, sociologia, estudar a mente humana além de aprender só gatilhos para vender, antropologia, finanças pessoais, sustentabilidade, história de seu país e história do mundo, aprender outra língua, ler em outra língua, muitos conteúdos não estão disponíveis em português.

A tecnologia é nossa amiga, ela veio para ajudar, facilitar, e popularizar o que antes era para poucas pessoas. Mas dependendo de como ela é usada, pode ser uma grande vilã.

Saindo um pouco da evolução tecnológica, pense o quão bizarro era, há apenas 20 anos atrás, jovens artistas, cantoras ou atrizes, eram perguntadas nas entrevistas, sobre suas virgindades. Lá pelos anos 2000! Bizarro né? Isso era normal na época.

O comportamento humano está mudando rapidamente junto com a evolução tecnológica, então aprender coisas "chatas" teóricas, que não vão te deixar rico em 7 dias, nem emagrecer 10kg em 5 dias, serão muito úteis para sua vida, para sua sobrevivência e adaptação nesse mundo.

Serão importantes também, para que VOCÊ saiba, como VOCÊ deve agir e reagir, da forma que seja melhor para VOCÊ, com toda essa rapidez da evolução comportamental e tecnológica.

Evoluímos muito, e muito rapidamente, então precisamos parar, pensar, entender, olhar para dentro de nós, nos conectar conosco, sair um pouquinho dessa vida de aparências, que antes mesmo das redes sociais, já existia, ver se estamos felizes de verdade com nossas vidas, ou se estamos replicando o pensando de outro(s), ou estamos assim apenas porque os outros nos acham fod@ sendo assim.

Depois disso, precisamos pensar como fazer, como nos adaptar, e o que fazer com toda essa mudança que também têm deixado nossa vida hiper acelerada.

Dinheiro rápido, conhecimento raso, relações rápidas, amores líquidos.

Perca o medo do FOMO (necessidade constante que uma pessoa tem de saber e fazer o que as outras estão fazendo).

Perca o medo de deixar de comprar um ebook da dieta milagrosa.

Perca o medo não acordar às 5h da manhã todos os dias, caso você não tenha necessidade ou não tenha se adaptado.

Perca o medo de não dar conta de ler 1 livro por semana, caso você não tenha conseguido.

Nem tudo funciona para todos!

Teste e analise como VOCÊ está, e aí você toma as decisões baseadas em VOCÊ.

Claro, não se acomode, mas não tenha essa pressa de viver a vida, e desespero achando que não terá sucesso se não sugar conhecimento 24h por dia!

As melhores ideias e soluções para problemas pessoais ou de negócios, surgem na calmaria, paz, surgem no ócio.

Como diz o publicitário Nizan Guanaes, a disrupção muitas vezes vem do desnecessário, procure ser diferente!

Tá todo mundo igual!

Mesmo sorriso, mesmo formato de rosto, mesmo estilo roupa, mesmo tipo de maquiagem.

Não seja mais do mesmo.

Lembre-se, tudo pode acontecer no mundo, você pode perder seu dinheiro, sua liberdade, mas seu conhecimento nunca será tirado de você.



Postagens mais visitadas deste blog

Autocontrole e produtividade: Será mesmo a praia nossa vilã?

Desafinando a juventude: A bossa nova dos "velhos" de 30 anos