Desafinando a juventude: A bossa nova dos "velhos" de 30 anos

Anos 90 é retratado como "super cool" e "doido",  mas hoje, o que restou foi uma geração melancólica de tadinhos e tadinhas!

Situação que venho conversando com alguns amigos, é a moldagem comportamental das gerações, através de alguns tipos de memes, como por exemplo, os memes depreciativos: "Depois dos 30 anos, tô velha, cansada, quebrada, costas arrebentadas, saudades da minha juventude!" "Ai como era boa minha juventude!"

Boa parte de pessoas que conheço ou sigo nas redes sociais, compartilham quase diariamente esse tipo de "brincadeira" que é "só zueira", mas na verdade, quando repetida X vezes por semana, sua mente acaba aprendendo com a repetição, e acaba acatando esse pensamento, e mesmo muitos sendo saudáveis, a pessoa sente-se mal, mais cansada do que o normal, doente, desanimado e etc.

É claro que quando ficamos mais velhos a gente vê a vida de forma diferente, vemos mais as injustiças, criamos mais consciência por ter mais conhecimento e experiência, é exatamente por isso que precisamos cuidar da nossa saúde mental, física e emocional. E compartilhar, repetir e falar esse tipo de negatividade, só piora a sua vida, mesmo parecendo algo bobo e inocente. 

O meme também têm esse processo de reapropriação, replicação e transformação.

A cada clique, deixamos nossas pegadas digitais em todas as mídias sociais e na web. 

E seus passos no digital, gera dados!

Os bots (robôs) automatizados, fazem cálculos hiper-rápidos e muitas vezes, entregam informações, direcionadas as pessoas que estão mais próximas a disseminar essas mensagens para outras pessoas muitas vezes por questão de pertencimento, a pessoa quer pertencer a um grupo, ou seja, o grupo dos jovens velhos de 30 anos. 

"Ah, mas todo mundo fala isso, então eu também vou falar porque eu sou dos anos 90!"

Agora vamos na parte mais científica que é super importante: 

O que é um meme: "O conceito de meme começou com Richard Dawkins, um biólogo. E ele, a partir da ideia de evolucionismo, da biologia, pensou 'ah, cultura funciona de uma maneira parecida: as ideias estão ali e, de repente, as melhores sobrevivem e as outras morrem'. E, a partir daí, ele combinou a ideia de gene com a ideia de mimese, que é cópia, imitação, e fundiu tudo, botou no liquidificador, bateu e saiu meme. 

O nome saiu daí mas isso ficou lá na ideia dele [na década de 1970].

No final da década de 90, início dos anos 2000, o pessoal começou a recuperar esse termo aplicando aos memes de internet.

No entendimento original do Dawkins, meme não é só o que está na internet – até porque não tinha internet [como conhecemos na época] –, mas era a unidade mínima cultural que ia se renovando, se transformando, se copiando na cultura. 

Ele entendia, Deus, como uma ideia de um meme.

Então para finalizar: Cuidado com o que te fazem pensar, muitos desses pensamentos nem são seus ;)



Fonte: Statista, PROPMARK, Michelle Modesto (SESC SP).

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é VOCÊ neste mundo híper acelerado?

Autocontrole e produtividade: Será mesmo a praia nossa vilã?