O impacto da propaganda oculta: O papel dos memes na era da desinformação

Por que o compartilhamento massivo de memes depreciativos tem impactos sociais negativos?

Cada vez mais, as pessoas compartilham em suas redes sociais, aplicativos de mensagens e outros meios, vídeos curtos e superficiais sobre assuntos sérios e profundos. Isso pode moldar a opinião dessas pessoas e de outras que não estão familiarizadas com o tema divulgado, mas acreditam no que viram, sem sequer verificar a fonte ou fazer pesquisas para confirmar a veracidade das informações. Isso ocorre devido à grande quantidade de conteúdo disponível e à velocidade com que temos acesso a ele a cada segundo. 

Isso também muitas vezes resulta da preguiça de se informar antes de replicar algo, ou simplesmente não replicar se você não tem certeza. Sim, não é obrigatório ter que participar e palpitar sobre todos os assuntos do momento, pois ninguém no mundo sabe de tudo. 

Se você não sabe de algo, não tem tempo de estudar e entender melhor, ou de verificar se é verdade ou não, simplesmente não opine ou compartilhe a informação.

A propaganda oculta em memes e vídeos rápidos, ajuda no reforço de estereótipos, preconceitos, ampliação de polarização política, diminuição de tolerância a discursos divergentes, redução da empatia, desinformação, manipulação, criação de normas negativas, efeito de bolha reforçado, desencorajamento de debates construtivos por medo de radicalismos e "cancelamentos".

Neste texto, vamos falar sobre o "efeito de bolha".

Isso significa que o algoritmo das redes sociais mostra principalmente o que você gosta.

Em relação aos memes ou vídeos curtos, por exemplo, isso acontece porque você vê os que mais combinam com o que você já acredita.

Isso pode fazer você pensar que todos concordam com você e ignorar ideias diferentes. Ou até mesmo que todo mundo está vendo o mesmo tipo de conteúdo que você. Diferente da TV, onde todos assistiam aos mesmos canais e programas, na internet existem milhões de pessoas comuns, criadores de conteúdos, influenciadores, etc., criando conteúdos diversos.

Por isso, é MUITO, mas MUITO importante lembrar você de procurar diferentes perspectivas e conteúdos.

Memes engraçados, e que de início parece um conteúdo normal sem "maldades" é uma das formas de se fazer propaganda. E propaganda é diferente de publicidade. A publicidade é a promoção paga de produtos ou serviços, e a propaganda é uma ampla divulgação de ideias, crenças ou causas. Em resumo, a publicidade está relacionada a fins comerciais, enquanto a propaganda tem um escopo mais amplo que pode incluir aspectos políticos, sociais e culturais.

Estude, leia, cultive o pensamento crítico e não saia replicando tudo o que você vê por aí. Não se torne alguém raivoso e bitolado, que não sabe ou não aceita debater.

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é VOCÊ neste mundo híper acelerado?

Autocontrole e produtividade: Será mesmo a praia nossa vilã?

Desafinando a juventude: A bossa nova dos "velhos" de 30 anos